terça-feira, 6 de abril de 2010

17 semanas e... novidades!!!

Olá pessoal!! Tudo bem com vocês? Ah, eu estive uns dias "fora do ar"... hahaha! É que estou tão empolgada pintando as peças de mdf que comprei... que tenho dedicado bastante tempo e só venho aqui ler os comentários... que por sinal, estou adorando!! obrigada por comentarem!! adoro vocês!!

Ah.... tendo novidades!!! Ontem à noite a minha barriga tremeu e por primeira vez consegui sentir... haaaa!!! foi muito bom, desta vez não foi nada gastro intestinal.... foi mesmo o baby (ou a baby), tenho certeza... morri de rir quando senti... pena que o papai não estava junto comigo pra sentir tb....

Bom, uma outra novidade é que amanhã farei um ultra som, finalmente vamos poder ouvir mais uma vez o coraçãozinho, já que não conseguimos no dia da consulta anterior.... e, com muita sorte, poderemos ver se quem está aqui é a Sophia ou o Pedro Henrique.... será que conseguiremos ver??? Eu queria muito saber.... mas tb não quero me iludir... muitas vezes não dá né? então... "bebê... colabora com a mamãe e o papai, hein? dou um chocolatinhoi pra você, quer? hauhauhauha!!".

Então... hoje completamos 17 semanas de gestação... eita coisa boa!! Aqui coloco um relato dos acontecimentos desta semana:

"Até agora você está bem consciente de que está grávida, mesmo se o seu "Mini" ainda não tenha começado a fazer muita bagunça. Você vai sentir algumas dores aleatórias em lugares estranhos de acordo com o crescimento do seu útero. Tudo isso faz parte dessa jornada de ser mãe, então se preocupe muito. Preste atenção nos chutes que você vai, ou está sentindo, que é uma maneira que seu bebê tem para que sua presença seja conhecida. Aproveite!

Vamos falar de mensagens contraditórias. Depois de passar toda a sua vida tentando evitar ganhar peso, agora você foi aconselhada a ganhar peso. Mas não para ganhar peso em demasia, é claro. E não o tipo errado de peso. É desgastante. A questão de fundo é esta: É essencial para se obter uma quantidade adequada de peso, mas através de alimentos saudáveis, e não milkshakes e sanduíches. Peça para seu médico, ou para um nutricionist elaborar um plano de ganho de peso para você.

Agora não é o momento de dieta. Você nunca deve tentar limitar calorias enquanto você estiver grávida, mas também não deve comer demais. Não se preocupe em ganhar mais peso enquanto grávida. Você pode perderá depois do bebê nascer. Lembre-se que uma mulher grávida tem que consumir cerca de 300 calorias extras por dia, o que, na verdade, não é muito, pode ser apenas um pequeno lanche, umas bolachinhas salgadas com queijo, ou seja, não coma por dois.

O seu útero deve estar agora 5cm abaixo do seu umbigo, está ficando cada vez mais arredondado. Quando o seu companheiro te abraçar, ele poderá notar a diferença em seu abdômen.

Sentir os movimentos do bebê é um sinal visível para a mãe de que tudo está indo bem, especialmente se você já teve uma gravidez mal sucedida. Mas, se você ainda não sentiu o bebê chutar ou não tem certeza, não se preocupe pois tudo está normal. Geralmente é entre as semanas 16 e 20 que a maioria das mulheres conseguem sentir, e ter certeza de que foi o bebê que se mexeu.

Neste período pode surgir Epistaxe (sangramento pelo nariz e sangramentos gengivais) devido à elevação da pressão arterial.

Falando em ganhar peso, é isto o que vai acontecer com seu bebê esta semana. Nesta semana o seu bebê começa a ganhar algumas camadas de gordura (tecido adiposo), importante para o controle da temperatura e metabolismo do corpo, assim ele não passará frio quando nascer. O peso do seu bebê irá aumentar cerca de seis vezes ao longo das próximas quatro semanas. Vale a pena saber que você não é a única que está crescendo!!!

Outros acontecimentos nesta semana:

Com 17 semanas de desenvolvimento, a quantidade de água no corpo é de 89g e gordura 0,5g. Ao nascer, o tecido adiposo estará pesando por volta de 2,4kg do peso total de um bebê de 3,5kg.

Dentro ou fora do útero, bebês gostam de brincar e, o seu já deve ter encontrado o seu primeiro brinquedo, o cordão umbilical. Ele gosta de puxá-lo e segurá-lo. Às vezes ele segura tão forte que impede a passagem de oxigênio mas, não se preocupe, ele não segura por tanto tempo, portanto, nenhum problema ocorre com essas brincadeiras.

Seu bebê está trabalhando arduamente para aperfeiçoar seus reflexos de sucção e deglutição para melhor fazer suas refeições às 2, 5 e 8 da manhã em poucos meses! Como as unhas das mãos e dos pés já começaram a crescer, quando o bebê nascer vai estar na hora de cortar suas unhas...]

A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 11 e 13cm. O peso do feto dobrou nas duas últimas semanas e ele está agora com 110 gramas aproximadamente.

Faz bem comer...

Alimentos ricos em ferro como peixes, frutos do mar e aves; ameixas e outras frutas secas; feijões; hortaliças folhosas (ex: couve, espinafre, brócolis), pois auxiliam na formação de sangue e evitam a anemia durante a gravidez.

A Vitamina C auxilia na retenção do ferro, portanto consuma alimentos ricos em vitamina C, como:

  • Frutas: kiwi, laranja, morango, melão, melancia, mamão, abacaxi, entre outros.
  • Hortaliças: brócolis, pimentões verdes, tomate, aspargos, couve-flor, entre outros.
O feto e a placenta possuem o mesmo tamanho agora. O minúsculo coração está bombeando cerca de 21 litros de sangue por dia! Os reflexos estão funcionantes e o bebê já é capaz de sugar, deglutir e piscar".

Então pessoal, vou saindo, já está na hora de almoçar, estou com fominha e depois quero voltar e continuar pintando as coisinhas de mdf... estão ficando tão fofas... :) Que modesta, eu!

Comentem!!!
Beijoss

6 comentários:

Carol disse...

ai que delicia que deve ser comecar a sentir o baby!

e volta pra contar do sexo do baby, fiquei curiosa tb, hihihi!

beijao!

Amanda disse...

Que delícia!!!!
Sentir o baby e amanhã ouvir o coraçãozinho!!!!
Vem correndo nos conta o sexo, viu!
Espero que o/a baby seja beeem bonzinho e deixe ver o sexo!!! rsrs

bjinhosss

luly.bb disse...

Parabens pelas 17 semaninhas!!!
e venha mesmo,nao correndo mas nao esqueca de nos contar o sexoooo! estamos mto curiosas... ja deu pra notar neh?...
e tbm quero ver as fotinhas das coisinhas de mDF viu? deve estar ficando mto lindo msm.
e amei isso de vc sentir pela primera vez o bebe!! deve ter sido mto legal!!! de agora em diante vai ser cada vez melhor .
besos querida.

Mariana disse...

Vai Sophia/Pedrinho, seja fofinho, está todo mundo querendo saber! Hahaha da o chocolatinho por antecipado, que ele(a) colabora. Se for sair à tradição formigueira familiar, digo.

Carol disse...

aiiii amiga q ansiedade kkkk to aqui torcendo... esssa do chocolate é uma boa principalmente se comer antes pq deixara o bebe bem agitado... marquei a minha usg pro dia 15/4 tb to esperando q de pra ver... venha logo nos contar heimmmmmmm
bjs bjs bjs

Carol disse...

migaaaa chega logo kkkkkkkkkkkkkkkkk

Desenvolvimento do nosso bebê

Lilypie Premature Baby tickers

Nossa história juntos.... Carolina e Thiago

E-familynet.com Ticker

Seguidores