quarta-feira, 14 de abril de 2010

18 semanas!!

Olá!!! voltei!!! nossa... como uns dias fora do ar deixam a gente bem desligadinha!! as conversas no fórum do orkut ficaram enooooooormes... até conseguir ler tudo dá um trabalhão!! haaa!!

Bom, ontem completamos 18 senanas... nossa, quanto tempo.... são 4 meses e meio... ou seja... chegamos na metade!!! sério?? Nossa... isso assusta... ainda falta comprar tanta coisa... e deixar a nossa casa pronta... mas vai dar tudo certo.... no final sempre dá... :)

O relato então da 18ª semana:

Mais ou menos depois de 18 semanas, você pode começar a sentir uma agitação em sua barriga, são os primeiros movimentos do bebê, ele está fazendo ondas... [ondas... é isso o que eu senti e não conseguia explicar pro Thiago.... são ondas, papai....]. Nas próximas semanas, esses sentimentos se tornarão mais evidentes. E em breve será será mais evidente e você poderá sentir e quase ver os minúsculos pés, cotovelos e joelhos em movimento em toda a sua barriga.

Dores de gás são um modo de vida agora, portanto, é comum confundir a movimentação do feto com um pouco de indigestão. Se você não começar a sentir a agitação do seu bebê ainda, não se preocupe. Este acontecimento acontece em períodos diferentes para pessoas diferentes. Se você notar uma clara falta de movimentação fetal após sentir o seu bebê pela primeira vez, provavelmente não é nada demais, mas não custa entrar em contato com seu médico [ainda é cedo pra me preocupar com isso].

Se você estiver sentindo fome durante estes dias, renda-se (com moderação). É especialmente importante ingerir carboidratos para suprir as necessidades energéticas de ambos, suas e de seu bebê. Por isso, mantenha a dieta de Atkins longe por no mínimo 22 semanas.

Converse com seu médico sobre as possibilidades de se fazer atividades físicas. Fazer atividades físicas melhora a circulação sanguínea, você relaxa e descansa. Algumas atividades como hidroginástica, ioga para gestantes, massagem linfática e relaxamentos são muito indicados [já conversei com a Dra.... mas o sono e a preguiça não me deixam acordar cedo pra caminhar....].

O útero pode ser sentido logo abaixo do seu umbigo, uns 2cm aproximadamente. Ideal seria se você tivesse ganhado até agora por volta de 4,5 à 5,8kg mas, claro que isso depende do tipo físico de cada pessoa [acredito que não tenha engordado tanto... estou só esperando a bronca que a Dra. vai me dar... mas estou comendo tão bem... gentem!!! eu nunca estive tão gorda!! e não consigo engordar mais! hehhe!]. Se você acha que está ganhando muito peso, converse com o seu médico e peça uma sugestão para a sua alimentação, talvez seja preciso consultar com um nutricionista. [Enquanto algumas grávidas se preocupam com não ganhar tanto peso, eu preciso ganhar peso pra não ganhar bronca!!!]

Sentir tonturas e sensação de fraqueza é normal durante a gravidez. Esses sintomas não prejudicam desde que sejam passageiros. Se eles ocorrem com muita frequência e de forma mais severa contate seu médico. "Hipotensão postural" é a pressão baixa devida a uma mudança brusca de posição e ocorre com frequência na gravidez devido à adaptação do seu sistema cardiovascular às alterações do volume sanguíneo.

As orelhas do seu bebê estão posicionadas no local correto agora e estão completamente formadas, agora seu bebê pode te ouvir. Já está na hora de você começar a abandonar algumas palavras do seu vocabulário, caso você tenha uma "boca suja"! [É bom o papai ler isto.... ouviu papai, nada de palavrões!!]

Outros destaques desta semana:

Esta semana é também o início de ossificação. Esse é o termo médico para o endurecimento dos ossos em miniaturas do seu bebê. E isso é uma coisa boa.

Os nervos do seu bebê estão fazendo conexões cada vez mais complexas. O seu senso de cheiro, gosto, visão e audição estão todos desenvolvimento. Uma substância chamada mielina, que torna as transmissões nervosas mais rápidas, está agora revestimento os nervos do seu bebê.

As pontas dos dedos estão mais recheadas, os olhos estão mirando para frente (antes eles estavam na parte lateral da face). O mecônio (as excretas do bebê) começa a se acumular nos intestinos em movimento. Se ele é um menino, a próstata está começando a se desenvolver. O bebê apresenta "soluços", para o desenvolvimento do diafragma (um músculo importante para a respiração); portanto, não se preocupe com esses movimentos súbitos e repetitivos.


Colocar seu bebê para dormir se tornará uma das suas missões na vida (os outros serão alimentação e depois ter certeza que o alimento está saindo do outro lado). Uma boa maneira de começar esta tarefa é ter certeza que você pode mudar rapidamente o quarto do bebê de iluminado e arejado para escuriho, pronto para a soneca. [Não apoio essa ideia de escurecer o quartinho durante o dia... ele precisa saber diferenciar a noite do dia...]

O essencial para o quarto do bebê é o berço [ok, já compramos], cômoda (para ser utilizada como trocador e guarda-roupa) [ainda não, pois não temos ainda lugar para colocá-la], uma poltrona para amamentar [não vamos comprar... improvisaremos outros lugares para amamentar], cesta para suporte [e todas as coisinhas bonitinhas de madeira... já tem!], lixeira [outra coisa que não vamos comprar por questões higiênicas] e uma iluminação adequada [o quartinho tem uma janela bem grande...]. Espelhos estimulam o desenvolvimento, pois a criança observa sua movimentação, a fala e gestos; use-os colados na parede para eliminar riscos de quebra.

Faz bem comer...

Leite, queijo, iogurte, alimentos comerciais fortificados com cálcio, salmão e sardinha enlatados, sorvete de leite, amêndoas, espinafre, almeirão [??], couve, folhas de mostarda [aí já é demais...], tofu processado com sais de cálcio [ah gente, me perdoa, mas tofu... to fora!], pois são ricos em cálcio. [Meu "nescauzinho" de todo dia, será que vale? hauhuaha!]

É bom saber...

As mulheres grávidas necessitam de cálcio extra, principalmente no terceiro trimestre, quando os ossos do bebê estão endurecendo e os dentes estão se formando. Seu corpo também está estocando cálcio para produçao de leite após o nascimento do bebê. Se sua alimentação é pobre neste mineral, você pode ter cãimbras nas pernas, cáries dentárias e perda de dentes, ou osteoporose mais tarde em sua vida. Isso porque, se você não ingere cálcio, seu bebê o retira de suas reservas, principalmente de seus ossos. Durante a gravidez, a ingestão adequada de cálcio também pode prevenir a pressão alta.

Futuro papai

Você está parecendo um tipo de "Sr. Resolve Tudo?" É comum para o pai se sentir um protetor das mamães. Com certa frequência, elas precisam de um ombro amigo para chorar e se livrar de todas aquelas emoções estranhas da gestação. Você vai se sentir mais útil, ouvindo as queixas da futura mamãe; às vezes vai ficar frustrado por não conseguir resolver todos os problemas dela. Relaxe! Nove em cada dez vezes a mãe só precisa de um apoio; ela não espera que você vá resolver tudo. Por mais difícil que pareça, só escute. Dê a ela sua atenção exclusiva nesses momentos. Esse é o melhor presente que você pode dar. [Não vou comentar... espero que o papai comente....ahuuahauhua!!]


Fontes: http://saude.fok.com.br/gravidez/semana-18.html e http://www.clinicafgo.com.br/semana18.html


Bom, gente, é isso, vou desligar o pc pois quero voltar ao meu trabalho. Hoje estou costurando o que falta do protetor de berço, a parte da cabeceira, que era a única que faltava... deixei para o final para poder bordar o nome do bebê... do meu Pedro. Vou lá pois quero acabar hoje mesmo e como vou precisar costurar á mão... demora.... É Mariana, a queridíssima maquina de costura me pregou uma peça, ontem costurava 10 cm. e cortava a linha, a desgraçada.... (ainda bem que o bebê ainda não sabe ler... não quero que ele aprenda essas palavras!!). Estive mais de 2 horas só pra costurar o bordado!!! e depois ainda joguei tudo no chão e quase joguei no lixo... o Thiago depois olhou e disse: "ficou lindo, Cacá"... isso me motivou a não jogá-lo.... senão... olha.... jogava mesmo.... estava com muita raiva.... Mas depois mamãe vai me ajudar a arrumar o que ficou errado...


Ah, to enrolando de novo.... é que adoro contar as novidades.. hehehe!!


Ah, uma outra novidade (viram? preciso sair de uma vez senão continuo achando novidades....)... o Pedro Henrique terá um priminho... vem em setembro tb, ontem soubemos que tb é menino, é o Arthur... filho da minha cunhada Gabriela. é bom! eles vão se criar juntos e poder brincar juntos!!!


É isso, beijos a todos!! Fui!


3 comentários:

Mariana disse...

Hum.. Isso não são hormônios de gravidez não... É a máquina mesmo que é desgraçada, já apanhei muito dela também.
Privavelmente é o carretel da linha que vem de baixo que está ao contrário, ou alguma coisa assim. É bem comum. Don't worry. Beijos!!!

Jéssica Roberta disse...

adorei o post, hiper explicativo, rsrsr, ai eu peguei aversão a tudo que é de leite,

agora tenho que voltar a tomar Natele,

que legal que vc saber costurar, ai quem me dera.

bjs

Anônimo disse...

Olá, adorei seu blog e estou de seguindo...eu sou uma tentante.....espero que esse bbzão ai venha para alegrar muito sua vida..beijinhos

Desenvolvimento do nosso bebê

Lilypie Premature Baby tickers

Nossa história juntos.... Carolina e Thiago

E-familynet.com Ticker

Seguidores