terça-feira, 23 de março de 2010

15ª Semana

Olá!!! Iniciamos hoje a 15ª semana... que legal!!! a partir de agora chega de post "repetidos", agora é tudo novidade... ah... que bom!!!

Dei uma olhada em vários sites... e tirei algumas informações sobre a 15ª semana, como de costume....

O choque inicial de estar grávida talvez esteja começado a ir embora, agora você está mais confortável com toda essa coisa gravidez. Então, e agora? Bem-vinda ao jogo da espera. Você tem sorte pois sempre tem alguma coisa que você pode estar fazendo ou planeamento enquanto você estiver grávida. Mas porque não esperar um pouco e desfrutar a paz e sossego? Você vai sentir falta disso!!! :-)

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? Continue lendo...


Sua energia pode ter retornado [sério? isso é bom, esperarei que ela volte, mas para onde ela tinha ido?...], mas isso não significa que você deve ficar nos clubes até 4 horas da manhã todos os dias. Com um bebê crescendo dentro de ti, o sono é uma coisa que você não pode ficar sem. Experimente estes truques para derotar os lençóis.

Se a sua barriga está te atrapalhando para ter uma boa noite de sono, rodei-se de travesseiros e faça um ninho do tipo extra-confortável [isso se o querido futuro papai me emprestar algum travesseiro... hehe! brincadeirinha, more!]. Às vezes temperatura do ambiente pode afetar o sono, portanto, certifique-se que o seu ar condicionado está ligado se você estiver sentindo muito calor.

Algumas posições de dormir são mais confortáveis do que outras para mulheres grávidas. Deite-se no seu lado esquerdo: se você não tem costume de deitar-se de lado, comece então a praticar desde o primeiro trimestre. [Sempre gostei de dormir sobre o lado esquerdo, isso é bom, uma coisa a menos que preciso me adequar... ] Essa posição é melhor para a circulação sanguínea, o feto recebe melhor os nutrientes e também facilita para os rins a eliminar os restos. Se acostumar com essa posição já no começo da gravidez, vai te ajudar a dormir melhor quando sua barriga estiver enorme.

Embora muitas mulheres não começar a sentir o bebé deslocar até a 17ª semana (ou posterior), o seu bebé pode estar fazendo sua própria festa na Bolsa amniótica que ele chama de casa. Se você se sentir sua barriga um pouco avoroçada, inquieta esta semana, pode ser que não seja fome ou gases [ufa!! então quer dizer que isso vai passar?]. Pode ser seu bebê pulando e dando soquinhos na sua barriga.

Veja o que mais deve estar acontecendo esta semana:

  • A cabeça do bebê já está bem segura sobre um pescoço bem formado, em vez de diretamente sobre seus ombros. Esta semana deve estar começando a crescer sobrancelhas e cílios. (Tudo isso para que quando ele for adolescente poder te dar aquele olhar: "Mãe, você não viaja"). O cabelo também começa a crescer e, com algum estilo bem criativo.[cabelo criativo, hein? tô curiosa pra ver!]
  • Sua pele ainda é muito fina. Suas veias podem ser vistas através da pele. Uma fina camada de pêlos, chamada de lanugo, cobre o corpo do bebê. Geralmente desaparece ou diminui consideravelmente antes do nascimento.
  • Apesar dos olhos do bebê estarem fechados e selados, eles já são sensíveis à luz. Seus olhos e ouvidos finalmente estão características reais agora.
    Os olhos continuam a se mover para o centro da face mas ainda estão bem longe um do outro. Nesse período, em um ultrasom você poderá ter a sorte de vê-lo chupando o dedinho (polegar).
    [Ah... que bonitinho.... ] Enquanto seu bebê estiver praticando sucção e deglutição ele poderá também soluçar. Ele soluça quando engole um pouco de líquido amniótico e além de normal soluçar um pouco faz bem para o bebê, não se preocupe! Você saberá quando ele está soluçando pois sentirá um pulinhos.
  • Os ossos do seu bebê estão agora retendo bastante cálcio.
  • Durante o próximo mês, seu bebé irá crescer mais rapidamente do que nunca, por isso, certifique-se de carregar alimentos nutritivos e fluidos (água, sucos,...) suficiente para apoiar o seu crescimento. A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 93 e 103mm. [Que segundo outros sites, pode chegar a 15 cm....] E ele vai estar pesando umas 55g.

Faz bem comer...

Nesta semana seu bebê vai precisar de uma dose extra de cálcio! Procure não deixar de comer proteínas, vitaminas, ferro,... Veja abaixo alguns alimentos ricos em cálcio:

  • leites;
  • iogurtes;
  • peixes;
  • espinafre;
  • amêndoa;
  • gergelim;
  • sardinha;
  • flor crua de brócolis;
  • aveia;
  • couve-manteiga;
  • avelã;
  • castanha-do-pará;
  • agrião. [o único que não gosto nesta lista.... mas mesmo assim como... aj... não gosto... é picante!]

A absorção de cálcio pode ser prejudicada por alguns fatores, como a presença de ferro, um mineral presente em carnes e ovos principalmente. Por isso procure não consumir alimentos ricos em ferro junto com alimentos ricos em cálcio.

(Mais ou menos um feto com 15 semanas)

Bom, pessoal, é isso aí... espero que tenham gostado....
Ah, gostaria de expressar a minha felicidade ao ver que o futuro papai está lendo os post!! que bom, more!!

E adorei tb os outros recadinhos, do pessoal que me acompanha e lê minhas besteirinhas....

É isso então... vou fazer algo útil.... arrumar meu quarto, por exemplo... meu guarda roupas desabou pq eu tirei uma blusinha lá do fundo... hehehe!! que coisa ne?

Nos vemos então!
Beijinhos duplos !! (meu e do baby!)

2 comentários:

Mariana disse...

Ohhhn que lindinhuuu o pingo de gente!
Come direitinho viu?
Mentira que agriao é o unico ítem q vc nao gosta! Sua fresca! Hahaha
bjosss da tia coruja.

Carol disse...

Ver que o papai le é tuuudo de bom... amiga se vc entrou na 15º semana dia 23/3 eu entrei no dia 27/3 na 15 semana kkkk vamos ter nenem juntas kkk
vou continuar lendo e me atualizar nos post do seu blog ne amiga =)
Bjuss

Desenvolvimento do nosso bebê

Lilypie Premature Baby tickers

Nossa história juntos.... Carolina e Thiago

E-familynet.com Ticker

Seguidores