terça-feira, 16 de março de 2010

14ª semanas!


Olá a todos/as! Como estão?

Eu bem... depois de dois dias que passei um pouco mais disposta (não tive taaaanto enjoo), hoje já não acordei muito beeem.... tomei um café da manhã leve e vim pro computador estudar um pouco... mas não sem antes dar uma olhadinha no blog... estou adorando tantas visitas... será que aquele marcador marca direito?? bom, espero que sim, que realmente seja essa número de pessoas que vem ler o meu bloguinho...!

Bom, hoje tenho um relato dos acontecimentos da 14ª semana... não colo tudo, só as partes mais interessantes, senão fica muito "Ctrl + C" e "Ctrl + V"... hahaha!!

Você está oficialmente em seus dias de glória: o segundo trimestre. Os níveis de energia estão se estabilizando, a quantidade de náuseas está caindo (nem estão....) e você pode já estar mostrando aquela barriguinha linda. Caso você ainda não tenha dado a notícia para seus amigos e familiáres, esse é um grande momento para comemorar a feliz notícia ... isso se as pessoas já não adivinharam (já contei pra metade do mundo... será que ainda tem alguém que não saiba? hehehe!).

Quer saber o que está acontecendo com seu corpo, sua vida e seu bebê esta semana? continue lendo...

Você atingiu a luz do fundo do túnel. Ao menos a luz no fim do primeiro túnel (haverão mais). Possívelmente você não se sentia tão bem há semanas. Se você não estiver se sentindo bem ainda, não se preocupe, você vai se sentir melhor em breve! (realmente espero que sim....)

Aproveite esta suspensão temporária do mal estar (não gostei da palavrinha "temporária"... será que esse incômodo volta depois? ahhhh!). Se você não tiver se aproveitado do estado de grávida, recupere o tempo perdido durante esta semana. Durma bastante esta semana (deixa comigo, dormir não recuso não), faça seu maridão suprir todas as suas necessidades de grávida, deixe a sua mãe te tratar como um bebê, receba seuas amigos em sua casa, pegue um dia de folga do trabalho. Você consegue pensar em mais coisas, você é criativa...

Se as tuas costas começaram a doer, você pode agradecer a outro hormônio, a relaxina. Ela faz jus ao nome, a relaxina relaxa os músculos e amolece as articulações do seu corpo para ajudar a expandir a sua pélvis e as articulações em seu quadril, dando-lhes a flexibilidade necessária para o parto. Tem ação importante no útero para que ele se distenda, a medida em que o bebê cresce. Uma forma de aproveitar a sua nova flexibilidade é fazendo aulas de ioga. A relaxina tem o seu pico de produção na 14ª semana, e permanece em seu sistema depois bebé nascer caindo rápidamente os seus níveis. (As costas não tem doído não, aind abem, pelo menos ainda estou livre disso...)

Se, nesta semana, você estiver sentindo um pouco de contrações ou sensações que seu corpo está se esticando, não entre em pânico. São seus ligamentos e seus órgãos em movimento para acomodar o seu bebê que não para de crescer. (Não se preocupe, todos os seus órgãos voltarão para o seu devido lugar logo após o bebê nascer.) O coração da mamãe bate mais forte e rápido para bombear o maior volume de sangue.

Pense nisso deste modo: Você já passou por um terço do caminho e o bebé está um terço do caminho pronto. (É verdade... um terço de tudo.... que legal, né?) Agora é que as "grandes coisas" acontecem (como o desenvolvimento do esqueleto e órgãos), o seu bebé inicia um período de rápido crescimento cerebral, acúmulo de gordura entre outros trabalhos.

Destaques desta semana incluem:

O seu bebê agora tem impressões digitais! Escreva isso no seu diário ou blog!!! Acredite ou não, ele criou as impressões digitais sozinho enquanto nadava no líquido amniótico. Conforme ele movias suas mãos a pele nas pontas dos seus dedos adquiria uma forma única, aquelas ranhuras. É por isso que ninguém sobre a terra tem as mesmas impressões digitais, nem mesmo gêmeos idênticos! Interessante, né? (Já estou escrevendo!!! ahhh!! que legal!! não sabia que as impressões digitais eram formadas assim... internet também é cultura!). Agora os braços do bebê estão na proporção do seu corpinho, mas suas pernas ainda estão curtas em comparação ao resto do corpo.

Mecônio, também chamado de ferrado, constitui-se nas primeiras fezes eliminadas pelo recém-nascido. O intestino dele está começando a se carregar do mecônio nesta semana, o que significa que você não pode esquecer de comprar uma garrafa de azeite de oliva, uma das poucas coisas que pode tirar essa coisa pegajosa e, cá entre nós, nojenta do bum bum do seu bebê!

O pescoço está se alongando e o queixo ainda repousa sobre o tórax. Nesse ponto, nosso pequeno ser recebe todo seu alimento da placenta. Você deve tentar ouvir o coração do bebê com aparelho de "Doppler". Não se assuste se não conseguir ouvir, um exame de ultra-som pode confirmar a presença dos batimentos cardíacos do bebê. (Vou tentar ouvir na consulta do dia 24... espero que a gente consiga!)

Seu bebê continua ganhando novos talentos impressionantes como a pratica e o controle de movimentos musculares voluntários (isto irá ajudá-lo a sujar a sua cozinha enquanto você estiver tentando alimenta-lo, mais isso é só mais tarde).

Agora que você está se sentindo muito melhor, é hora de sair de casa fazer alguma atividade. Desfrute da sua energia (e tamanho :-), faça caminhadas no inverno ou no verão, faça esportes leves, vá nadar, velejar, fazer piqueniques com os amigos, viaje com seu amoreco, vá à praia (mas cuide-se com a exposição solar), comtemple as estrelas. Seja lá o que for, simplesmente saia e movimente-se. (Eu até tinha vontade de fazer algum exercício, nem que fosse uma simples caminhada matinal... mas os enjoos ainda me limitam...)

Faz bem comer...

Se você transpira muito devido ao calor, beba muito líquido. Água é bom, mas também outros líquidos com suco de laranja, leite, e bebidas isotônicas, são importantes porque repõem os eletrólitos que são perdidos no suor.

Tenha cuidado como a reposição somente com a água. A hidratação excessiva por água pode diluir os eletrólitos ainda mais, e pode causar fadiga muscular, cãibras, e nos casos raros, perda de consciência.

Se você tiver sede, você já está desidratada, então tenha certeza de que você está bebendo líquido suficiente ao longo do dia.



Fonte: http://saude.fok.com.br/gravidez/



Só tem uma coisa que ainda me confunde.... tenho procurado vários sites para achar as possíveis medidas do bebê... mas elas são bem diferentes.... alguns dizem que com 14 semanas o bebê mede entre 14 e 15 cm., outros dizem que são 10 ou 11... que confuso, né? Continuarei sem saber, só no dia do ultra-som mesmo pra saber a medida certinha... :(

Bom, é isso por hoje, vou me concentrar no TCC... quero adiantar um pouco... afff... que pouca vontade....

Beijinhos !!



2 comentários:

Carol disse...

Nossa amiga amei ler as 14º semana... estou na 13º ainda... e ate agora nada de enjoos... mas hj vi definitivamente não consigo mais comer queijo... foi a mesma coisa com o iorgute... a unica coisa q tem me incomodado mesmo é a chatisse kkkk mulher do céu nem eu me aguento... como meu humor tem se alterado.... aiai espero q passe logo!!
Bjussssssssssssss

Mariana disse...

Ohhh que bonitinho o pingo de gente!
Bom, mas ha luz no fim do tunel entao! Os enjoos devem estar acabando. Que bom! Tomara que seja mesmo logo.

Desenvolvimento do nosso bebê

Lilypie Premature Baby tickers

Nossa história juntos.... Carolina e Thiago

E-familynet.com Ticker

Seguidores