sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Bebês são Bebês

Olá!! Hoje tenho uma mensagem que peguei emprestada de um blog muito legal que estou acompanhando: http://mamiferas.blogspot.com/

Este texto foi feito pela Nanda, e eu adorei.
Não estou aqui copiando, como se tudo isso tivesse tido ideia minha e tivesse saído da minha cabeça, é dela, só estou colocando porque achei lindo e queria compartilhar com vocês.

É isso aí, espero que gostem.
Beijos


"Bebês são Bebês" (por: Nanda)

No tempo da minha avó os bebês nasciam de olhos fechados e só abriam lá pela segunda semana de vida. Ela não cansa de se surpreender com cada novo membro da família, que chega em casa já de olhos arregalados e pescoço duro, produtos da evolução a qual estamos forçando nossos filhos por não termos mais tempo de nos dedicar inteiramente a eles, forçando-os a aprenderem cada vez mais rápido como se virar no mundão cá de fora.

Não há vagas para todo mundo no mundo. Por causa disso, vivemos em constante competição, por espaço nas melhores escolas, universidades, empregos, por tudo. Estamos sob a ilusão de que os mais inteligentes se sobressaem e colocamos nossos filhos em tubos de ensaio para fazermos com que eles desenvolvam essa inteligência mais rápido, mais cedo.

Começa ainda na gravidez, dizem que ouvir música erudita estimula o desenvolvimento do cérebro do bebê. Dizem que conversar com ele em outra língua que não a pátria o fará aprender mais de uma língua. Ficamos tão preocupados em estimular esse desenvolvimento que esquecemos de nos conectar com os bebês, não nos deixamos envolver por completo na gestação.

Depois vem os brinquedos. Móbiles eletrônicos, bonecos poliglotas, andadores, mordedores, vídeos, coisas inúteis que perderão a graça em duas ou três horas. Você conhece alguém, ou você mesma já colocou aquele CD de música clássica para o bebê ouvir enquanto dorme. Deixa o bebê dormir! Ele precisa disso.

Imagine que todo dia ele tem que aprender cada movimento que para você é automático, que absorver e compreender todos os conceitos abstratos e concretos que estão há muito guardados no seu cérebro, e que enquanto aprende isso tudo, ele depende inteiramente de outras pessoas que parecem mais preocupadas em fazê-lo observar formas geométricas do que em verificar se ele está devidamente confortável ou aconchegado.

Nenhum problema se você gosta de música clássica. Você pode ouvi-la quando estiver amamentando, ou até ao longo do dia enquanto brinca com seu filho, mas se não for o seu gênero de música favorito, pra que impor isso a vocês dois? Ele aproveitará muito mais se você colocar sua canção preferida e dançar com ele pela casa, divertindo a ambos.

Infelizmente os bebês parecem ser apenas objetos de comparação, qual dente nasceu primeiro, qual andou antes, como se isso fosse fazer alguma diferença na pessoa que eles irão se tornar. É preciso entender que existe mais de um tipo de inteligência, inteligência emocional sendo uma delas.

E de nada adiantará seu filho andar aos seis meses de idade se ele não se é seguro o suficiente para caminhar para longe de você, de cabeça erguida, quando chegar a hora dele fazer isso. Segure a mão dele enquanto puder, respeitando sempre o tempo dele, que tem a vida inteira pra correr.


Fonte: http://mamiferas.blogspot.com/

3 comentários:

Norma disse...

Carol, seu blog eh uma gracinha, como vc. Parabéns pelo bebê que vem vindo. Bjão

Mariana disse...

Eeee agora tem fotinhos, tem movimento por aqui! Bjao

Mariana disse...

Ei, ta faltando o texto da semana 12! Quero saber como esta indo meu sobrinho/a! Huahuahuahua bjosss

Desenvolvimento do nosso bebê

Lilypie Premature Baby tickers

Nossa história juntos.... Carolina e Thiago

E-familynet.com Ticker

Seguidores