segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O dia da vacina


Oie, tudo bem??

Aproveitando um soninho do Pedro para vir aqui me atualizar...
Queria contar para vocês algo que nos aconteceu... referente às vacinas do bebê...

Quando saimos da maternidade fomos orientados a que, quando o Pedro atingisse 2 kilos, teria que tomar a vacina BCG (aquela bem doída que deixa aquela marca horrivel...) Como ele saiu com 1880 gramas, esperamos uns dias. Quando ele fez dois kilos fomos lá num posto de saúde. Além da BCG ele teria que tomar a segunda dose da hepatite B.
Entrando na sala a enfermeira nem olhou na nossa cara e já foi perguntando: "já tem dois kilos?"

- "Já, minha senhora, não consegue ler a caderneta dele?" (isso não foi o que eu falei, eu só pensei... já que ela estava com a caderneta aberta na página que tinhamos acabado de anotar o peso)

O que eu falei foi bem mais educado:
- "Já tem dois kilos sim, acabamos de pesá-lo."

Tudo bem. Aí ela voltou a olhar para a caderneta e disse que a da hepatite ele poderia tomar, mas a BCG não, pois em bebês prematuros ela só é aplicada com 2 kilos e meio.
Questionei ela, falei que na maternidade tinham me encaminhado para vaciná-lo com 2 kilos, mas ela insistiu que não, e que voltasse quando tivesse 2 e meio.

Tudo bem. Ele tomou a da hepatite e fomos embora.

Semana passada tivemos consulta com o pediatra lá na maternidade. Ele disse que o Pedro estava com a vacina atrasada, pois é pra dar com 2 kilos sim. Contei toda a história pra ele, e ele me disse bem asism:

- "As enfermeiras tem que obedecer o que o médico prescreve. Vá hoje mesmo no posto de saúde pois ele precisa ser vacinado hoje. Ele não pode ficar sem a vacina."
E ele voltou a escrever "2 kilos" no quadradinho da caderneta, pois a enfermeira tinha apagado o "2 kilos" e colocado "2 e meio".

Ok, nesse mesmo dia, indo pra casa, passei lá no posto de saúde (no mesmo da primeira vez) e ela mais uma vez disse que não iria aplicar a vacina. somente quando completasse 2 kilos e meio... Eu questionei, falei que tinha conversado com o médico e ele tinha dito que era com 2 kilos sim! e que ele estava com a vacina atrasada e tudo mais... Naquele momento meus olhos já estavam enchendo de lágrimas... não sei ao certo por que...

Ela disse bem assim:

- "Entre a minha palavra e a do médico/pediatra, você vai nele"

Tudo bem, falei, se ele disse pra vacinar, então vamos vacinar... estou indo na dele...

- "Não, mas eu não vou vacinar, não vou me responsabilizar. Se acontecer alguma reação no bebê quem aplicou fui eu. Nós estudamos e nós sabemos como é feito. Os médicos acham que sabem mais não sabem" (gente!!! ela falou isso pra mim!!! não estava acreditando!!!)

Na hora não raciocinei, mas depois, em casa, pensei assim: devia ter falado que, e se ele "pegasse" tuberculose (que é a doença que prevenimos com a BCG), quem é que vai se responsabilizar por não ter aplicado a vacina nele?

Pena que só pensei nisso depois de ter ido embora...

Saí da sala de vacinação super frustrada... fui lá na recepção e logo na coordenação do posto. A coordenadora me disse que as enfermeiras são treinadas e sabem o que fazem. Falei que não estava questionando a eficiencia delas, mas poxa... ficar falando que elas sabem e os médicos não?? Aí é demais...
E então vou confiar em quem? Tenho que confiar no médico... mas chego lá e as órdens do médico não são seguidas... o que eu faço agora???

Ah gente, saí de lá soltando fogo, fiquei com muita raiva, muita mesmo. Não pelo fato de não ter vacinado, pois se realmente é só com 2 kilos e meio, claro que vamos esperar, não queremos que nada de ruim aconteça com o Pedrinho.... o problema é que um fala uma coisa e outro fala outra!! É uma palhaçada isso!!

Agora estamos esperando ele completar 2 kilos e meio para finalmente imunizar meu Pedrinho... pois não queremos que ele fique dodoi... Semana passada ele estava com 2290 gramas, não sei quanto está pesando agora, nós vamos na quinta-feira ver isso...

Ah gente... me estressei mesmo... eles acham que a gente é palhaço!!

Bom... o Pedro está queredo acordar e eu ainda não fiz nada... nem tirei o pijama, sequer.

Beijo a todas e obrigada pelos comentários!!

6 comentários:

Yasmin*´¯`*.¸¸.*´¯`*♥* 30 kg off.... disse...

Nossa..amiga que coisa hein...eu tbm ficarei frustrada com essa situacao...por que vc nao tenta procurar outro posto de saude, ou alguma orientacao com outro medico, somnete para tirar a duvida?

bjinhos

UM SONHO...UM FILHO disse...

oi ana!

o meu gatinho fez a vacina com quase 2,5 kg mesmo. mas fica tranquila que se ele estava com quase 2.300g logo vc vacina ele. não te estressa. sei que ficamos preocupadas pois a questão de ser prematuro ainda pesa muito. mas como tempo passa. bjs

Maria Thereza Pinel disse...

Nossa... realmente foi muita ousadia da enfermeira dizer que os médicos não sabem de nada, mas sim elas. Elas estudaram, e eles também! Se você tem duas opiniões diferentes, você é quem tem de decidir o que é melhor para seu bebê. Enfim, tanto na maternidade quanto no posto de saúde, me disseram que o peso para BCG era 2,5kg.
Mas não sei se tem alguma diferença pelo fato do Pedro ser prematuro, e assim ele demora mais tempo para chegar a esse peso.
Mas, não se preocupe, porque acredito que no máximo essa semana ele já chegou a 2,5kg, e vc vai vaciná-lo.

Beijinho!

Anônimo disse...

Nossa, que coisa chata. Comigo já aconteceu algo parecido tbm! Beijo

Mariana disse...

Lindona, tuberculose já é erradicada. Só qiem pega é quem está subnutrido e vive em condições péssimas de higiene, sem saneamento, etc.
Ou seja, ele provavelmente nunca chegue nem perto de bacilo de tuberculose, que não anda circulando por aí. Se vai te deixar mais tranquila, dá a vacina quando ele chegar nos 2 e meio, mas não fica de briga com a tirana absurda que acha que sabe mais do que o médico (hohoho tadinha dela)... não vale a pena ficar se incomodando por tão pouco. Com ou sem vacina, tuberculose ele não pega nem que alguém que a tenha fique tossindo direto na carinha dele (o que jamais vai acontecer, logicamente). Além do mais, melhor que fique mais espaçada com a vacina da hep B, voce não acha?
Beijinhos e uma cosquinha na orelhinha do Pedri.

Mariana disse...

Ah, e da próxima vez que uma enfermeira te falar algo assim, fala na cara dela: "sim, eu acredito que o médico saiba mais que a senhora. Afinal, para isso ele é MÉDICO e a senhora é ENFERMEIRA. E a MÃE sou eu e tenho a palavra final e quero obedecer o médico e em todo caso a responsabilidade será do médico e minha, não sua!" Hauahauhauha

Desenvolvimento do nosso bebê

Lilypie Premature Baby tickers

Nossa história juntos.... Carolina e Thiago

E-familynet.com Ticker

Seguidores